Quem Somos


O QUE É O INSTITUTO DE ESPIRITUALIDADE BEATO TITO BRANDSMA

Também conhecido pela sigla IETB, foi fundado na Província Carmelita de Santo Elias, cuja sede está em São Paulo. Nesta cidade, o Instituto iniciou seu funcionamento no Convento do Carmo do bairro da Bela Vista, na década de 1980, com uma programação de palestras e cursos para religiosos, religiosas e leigos, realizados geralmente aos domingos.

No início dos anos de 1990, o Frei Domingos Fragoso, fundador do Instituto, solicitou ao então provincial de Pernambuco, Frei Antônio Muniz Fernandes – hoje Arcebispo de Maceió /AL -, a transferência do mesmo para a Província Pernambucana. Frei Muniz solicitou ao Frei Tito Figueirôa de Medeiros, então fazendo doutorado no Rio de Janeiro, que aceitasse coordenar o IETB e escrevesse uma minuta de planejamento do mesmo, adequado ao espírito da Província e da pastoral do Nordeste.

Elencados os princípios e estratégias norteadoras do “novo” IETB, foi esta minuta apresentada e aprovada no Capítulo da Província Pernambucana de 1992. Após dois anos de discussão de uma proposta com representantes da Província, das Congregações Carmelitas femininas, atuantes no Nordeste e de Leigos carmelitas, foi finalmente elaborado e aprofundado um modelo de atuação, já diferente do de São Paulo. Este modelo incluía três pontos principais:
1.       Aprofundar o conhecimento e a prática da Espiritualidade Carmelitana, na Família Carmelitana e entre o Povo de Deus do Nordeste do Brasil, através de...

2.       Cursos, encontros, retiros, semanas sobre Espiritualidade em Geral e Carmelitana em particular, com deslocamentos das equipes do IETB para os locais de realização;
3.       Edição de um Boletim, de circulação periódica e gratuita entre conventos carmelitas masculinos e femininos do Brasil e do Exterior, além de ser distribuído para equipes de formação das OTC, o qual publicaria artigos nacionais e estrangeiros, traduzidos, sobre Espiritualidade Carmelitana;
4.       Preparação de um Curso de Espiritualidade Carmelitana à Distância, a longo prazo, com um planejamento de aulas em cada fascículo ou módulo.

Este projeto foi submetido à aprovação de frades, irmãs e leigos carmelitas, representando suas províncias, comunidades ou grupos, em fevereiro de 1994, em Camocim de São Félix. A partir desta data, tiveram início, efetivamente, as atividades do Instituto Tito Brandsma, que se mantêm até hoje.

Um comentário:

  1. Preciso com urgência falar com Frei Tito Figueroa.
    Prof. Manoel Godoy - mgmanologodoy@gmail.com ou (31) 97501 9546

    ResponderExcluir